AV. VENÂNCIO AIRES, 169 - SALA 101
FONES: (51)3224.4798 / 98147.2071 / 2111.3534
*Não possuímos filial
martinseditora@terra.com.br
Sobre Nós

Esta é uma história que releva o livro e a leitura. Nascida da persistência e do trabalho tenaz de um abnegado, a Martins Livreiro – Editor ultrapassa o tempo numa viagem de realizações e pleno sucesso.
A história desta editora é contada exatamente por suas edições; não só pelo número de livros saídos do prelo, mas pela qualidade das obras e dos autores editados. Com iniciativa e desprendimento, Manoel Martins, na década de sessenta do século passado, iniciou seu percurso num pequeno caminhão carregando e vendendo livros como ambulante. Na verdade, começava a distribuir cultura pelo Rio Grande afora. Estabelecido, depois, na rua Riachuelo, no centro de Porto Alegre, em três pontos distintos, ele se dedicou ao comércio de livros usados.
Seu sebo -- assim é chamado este ramo de negócio –, além do universo de livros dos mais variados assuntos, transformou-se em agradável ponto de encontro de estudantes, professores, intelectuais, bibliófilos e curiosos. Buscavam uma obra necessária e barata, ou apenas um assunto aprazível, ou aquele livro raro e esgotado que iria completar uma preciosa coleção. Martins, sempre solícito e prestativo, foi incansável no atendimento dessa heterogênea e exigente fauna.
Como nem sempre conseguia o livro pretendido, tornou-se editor. E voltou-se, preferencialmente e quase com absoluta prioridade, para a editoração de obras já desaparecidas e relacionadas com o Rio Grande do Sul. Graças à sua visão empresarial e à sua devoção ao pago sulino, foi possível conhecer, ler e reler a Seleta em Prosa e Verso, de Alfredo Clemente Pinto, o Voluntários do Mártírio, de Ângelo Dourado, o Antônio Chimango, de Amaro Juvenal e Um Capitão da Guarda Nacional, de Carlos Reverbel. Mais de mil títulos, com o logotipo da sua casa, percorreram os recantos mais longínquos do Estado, propiciando prazer e cultura. Na sua livraria e na editora, soube criar um ambiente familiar, buscando a participação de filhos e genros. Tendo falecido, sua editora permanece, viva e atuante, agora sob o comando proficiente de Márcia Martins, a filha que lhe acompanhara até o fim da sua jornada terrena. Eis aí, portanto, uma viagem exitosa que perdurará, sempre em torno dos livros, porque impulsionada pela perseverança, abnegação, criatividade e trabalho.

Receba novidades por e-mail
 
AV. VENÂNCIO AIRES, 169 - SALA 101 / 2111.3534
FONES: (51)3224.4798 / 98147.2071
*Não possuímos filial